Áudio e CIA

Fórum destinado a discussão e troca de idéias para produções sonoras
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Sound Forge

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
TIMO
Admin
avatar

Mensagens : 35
Data de inscrição : 29/01/2009
Idade : 41

MensagemAssunto: Sound Forge   Ter Fev 03, 2009 5:40 am

Aprenda a trabalhar com o Sound Forge, um dos mais populares e poderosos editor de som digital. Com o Sound Forge você pode editar arquivos wave e mp3, adicionar efeitos como reverb, flanger, chorus, equalizar suas músicas, "cortar" trechos e muitos outros efeitos interessantes. Além disso, é possível recuperar aquela sua velha fita cassete, tirando os chiados, ou ainda, limpar os "clicks" dos discos de vinil.

É importante salientar que todas as dicas contidas nesta página podem ser utilizadas em outros softwares semelhantes, como o Cool Edit por exemplo. Explicando: o recurso Copy/Paste, (copiar e colar) serve para qualquer software dentro do Windows, os recursos de deixar uma letra em negrito, por exemplo, são semelhantes na maioria dos editores de texto.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://pgmtimo.forumeiros.com
TIMO
Admin
avatar

Mensagens : 35
Data de inscrição : 29/01/2009
Idade : 41

MensagemAssunto: Re: Sound Forge   Ter Fev 03, 2009 5:48 am

:: Primeiros passos

Você pode começar a trabalhar com o Sound Forge de duas maneiras : gravando um arquivo de som via microfone ou entrada line in do seu micro ou então abrindo um arquivo já existente em seu micro. O Sound Forge 4.5c ou superior abre arquivos MP3 diretamente, sem a necessidade de se fazer a conversão de mp3 para wave.

:: Abrindo um arquivo já existente e entendendo comandos básicos

O arquivo que você irá abrir no Sound Forge pode ser Wave, MP3, Real Audio e vários outros formatos por ele aceitos. Caso tenha dificuldades para abrir um arquivo mp3 diretamente, converta-o para wave usando o WinAMP. Para abrir, clique em Open no menu File (ctrl+O). O arquivo será aberto e você verá a "forma de onda" do arquivo, conforme a figura ao lado. Irá aparecer os dois canais da música, esquerdo e direito. O trecho em azul escuro é um pedaço da música selecionado. Para selecionar um trecho de música, clique no início do trecho a ser selecionado e arraste o mouse. Se você fizer isto na linha reta no meio dos dois canais você selecionará os dois canais. Se fizer isto mais para cima ou para baixo, selecionará apenas um dos canais a ser editado.

Para dar um zoom na parte selecionada, utilize os botões na parte inferior direita (as lupas).

Com o sound forge você pode utlizar comandos básicos, tipo colar, cortar, copiar e etc... Por exemplo, para cortar o final de uma música, vá até o início da parte que você quer cortar e selecione-a. Para facilitar, você pode clicar no início da parte a ser cortada e digitar shift+end para ele selecionar até o final. Para apagar, basta um DEL ! Smile

:: Gravando de Cassete ou Vinil

A primeira coisa a fazer é setar a entrada que vai ser gravada no seu micro. Para selecionar "de onde gravar" no Windows, clique duas vezes no ícone que fica na barra de tarefas do Windows, perto do relógio. Clique em Opções, depois em Propriedades e selecione a opção Gravação e clique em OK. Irá aparecer o mixer de gravação do Windows. Nesta tela você selecionará qual será a fonte de audio, seja o Microfone, a Entrada Line-In ou o Loop-Back da sua placa de som (se ela tiver tal recurso).. Na tela seguinte, você escolhe "de quem" irá gravar o audio. Se for de microfone, selecione o microfone, se for da entrada line in, selecione entrada de linha e aí por diante...

Voltando ao Sound Forge... Para gravar uma música de vinil ou cassete, utilize o comando recorder. Abra um arquivo novo clicando em . Clique na "bolinha vermelha" nos botões e deverá aparecer uma tela como ao lado. Passos para a gravação:

Clique em Monitor e deixe a caixa marcada. Para uma boa gravação, as barras de volume (VU para os íntimos) não devem atingir a parte vemelha do indicador. Se isto acontecer, vá até o controle de volume de gravação do Windows (como descrito acima) e diminua-o. Se o volume estiver muito alto, aparecerá a palavra "clip" logo acima das barras.

Clique na bolinha vermelha (record) e mande bala. Para parar a gravação, basta clicar em STOP. Automaticamente, a música irá se abrir e será mostrada a forma de onda.

Antes de começar a operação limpeza, salve o arquivo!

:: Limpando chiados

Para iniciar a limpeza de chiados, você precisará de um trecho da música que tenha somente chiados (aproximadamente 0,1s)! Isso é MUITO importante. Geralmente no início da música você encontra isso. Se você pegar um pedaço da música que contenha chiado E música, irá perder informações importantes. Se você NÃO ACHAR A OPÇÃO NOISE REDUCTION em seu Sound Forge, você pode pegar o plugin através do Morpheus ou KaZaa: basta procurar pelas palavras chaves "Sound Forge Plugin". Vamos aos passos:

Selecione a amostra de chiado e clique em TOOLS -> NOISE REDUCTION

Para melhorar ainda mais a qualidade, em FFT Size selecione 16.384. Clique em GET e em OK. A redução de chiados irá começar (pode demorar um pouco).

Se a seleção do ruído foi bem escolhida, o resultado costuma ser bom. Caso o som tenha ficado distorcido, ou "torcido" (deslocamento ou cancelamento de fase), então o "profile" (amostra) escolhido contém algo a mais que o ruído. Digite ctrl+z (UNDO) e tente outra selecão diferente e refaça o processo todo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://pgmtimo.forumeiros.com
TIMO
Admin
avatar

Mensagens : 35
Data de inscrição : 29/01/2009
Idade : 41

MensagemAssunto: Re: Sound Forge   Ter Fev 03, 2009 5:50 am

:: Adicionando efeitos...

Com o Sound Forge pode-se adicionar inúmeros efeitos as músicas, tais como remover vocais, cortar músicas, adicionar eco, fazer fade-in e fade-out (a música vai "abaixando de volume" gradativamente, como em alguns CDs). Vamos a alguns deles:

:: Tirando os vocais das músicas...

O único jeito de se retirar o vocal das músicas já mixadas (CDs), que é o método que os aparelhos de som usam, pluguins e etc. usam é tirar da música tudo aquilo que é gravado com o mesmo volume em ambos os canais (esquerdo, direito). Geralmente a voz é gravada assim, mas sempre existem exceções. O triste é que nas gravações mais antigas (como a maioria das coisas do Chico Buarque) bateria e baixo também ficam exatamente no meio do estéreo... consequentemente elas será retiradas também com este método.

Parar tirar os vocais com o Sound Forge, faça assim:

1) Abra a música no Sound Forge (obviamente, hehehe)

2) Clique em "Process" -> "Channel Converter"

3) No menu "Name" (ou Preset no Sound Forge 5.0), escolha "Stereo to Stereo - Vocal Cut (remove center material)". Está no final da lista.

4) Clique em OK e ainda não salve a música (pode-se também dar um "preview" para ver como vai ficar ou ainda, usar este efeito em somente um trecho da música, selecionando-o).

5) Abra a mesma música, na versão original, onde ainda não foi adicionado o efeito citado acima, em outra janela do Sound Forge.

6) Equalize-a (Process -> EQ -> Graphic) de modo a tirar as frequencias médias, onde ficam os vocais. Deixe essa frequencias no zero. A intenção é deixa escapar o mínimo possível da voz do cantor, reforçando graves (baixo) e agudos, onde a voz do cantor não chega.

7) Selecione a música inteira e digite CTRL+C para copiar. Volte para a janela anterior (onde vc tinha aplicado o Channel Converter), digite W (para colocar o cursor no início da música) e no menu Edit, escolha "Paste Special" -> "Mix". Em "Name", escolha "Normal Mix" e clique em OK.

Cool Veja com ficou. A voz escapa um pouco, mas fica BEM mais baixa que o original...

:: Cortando arquivos grandes... (CD´s inteiros gravados em um único arquivo wave)

O objetivo é separar em diversas faixas arquivos grandes. Encontra-se aos montes na internet CDs inteiros gravados em um único arquivo .mp3. FAÇA UM BACKUP ANTES!. Como o Sound Forge abre diretamente arquivos mp3, abra-o. Antes de mais nada, é preciso enfatizar que o arquivo vai ocupar uma boa parte do seu HD e consumir muita memória, portanto, se você tem algum outro programa aberto com assuntos importantes, fecho-os ou salve-os.

Com o arquivo aberto, vá até o final dele (digite E para ir mais rápido) e começe a selecionar (se você não sabe selecionar, veja a primeira parte deste tutorial, clicando aqui) a última música, do final para o início. Por que fazer o contrário? Por que para cada "corte" o SoundForge irá criar um arquivo de backup e fazendo-se ao contrário economiza-se um um espaço em HD e tempo! Smile Após selecionada a última música, digite CTRL+X para recortar este trecho, clique em NEW (File, New) e digite CTRL+V para colocar. Salve este arquivo com o nome da música e volte para o início deste parágrafo.

:: Fazendo um Fade-out (diminuir o volume gradativamente ao final da música)

Selecione entre 3 e 5 segundos finais da música. Clique em Process > Fade > Out... pronto... Smile

Experimente! Faça o mesmo selecionando outros trechos da música e utlize os menus PROCESS e TOOLS para verificar alguns efeitos do Sound Forge! :-)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://pgmtimo.forumeiros.com
TIMO
Admin
avatar

Mensagens : 35
Data de inscrição : 29/01/2009
Idade : 41

MensagemAssunto: Plugins para Sound Forge   Ter Fev 03, 2009 9:29 am

Plugins para Sound Forge

Batch Convertor v4.0d
DirectX Acoustic Modeler v1.0 full final
DirectX Acoutic Modeler plugin (build60)
Noise Reduction v4.0d

rapidshare.com PACK_1_Plugins_Sound_forge.zip

Sonic Foundry ExpressFX 1 v.1.0c (Build 212) [CRACK]
Sonic Foundry ExpressFX 2 v.1.0c (Build 211) [CRACK]
Sonic Foundry MP3 Plugin v.2.0 [KEYGEN]
Sonic Foundry Noise Reduction 2.0a

rapidshare.com PACK_2_Plugins_Sound_Forge.zip

Sonic Foundry XFX 1 DirectX Plug-In [SERIAL]
Sonic Foundry XFX 2 DirectX Plug-In [SERIAL]
Sonic Foundry XFX 3 DirectX Plug-In [SERIAL]
Sound Forge Plugin Noise Reduction 4 0E[/url]

rapidshare.com PACK_3_Plugins_Sound_Forge.zip

Spectrum Analysis v4.0d
Waves Audiotrack v2.35
Waves C1 Compressor v2.3.1

rapidshare.com PACK_4_Plugins_Sound_Forge.zip
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://pgmtimo.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Sound Forge   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Sound Forge
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Sound Forge 8 não extrai audio no windows 7
» qual o melhor Software para gravção em um home studio?
» Tópico sobre gravação caseira
» Mixagem e Gravação em Mac
» PROBLEMÃO! - URGENTE... [ PC ESTÚDIO ]

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Áudio e CIA :: Sua primeira categoria :: Sonoplastas, Operadores De Áudio, DJ's, Locutores, etc...-
Ir para: