Áudio e CIA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Áudio e CIA

Fórum destinado a discussão e troca de idéias para produções sonoras
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Quer montar seu HOME- STUDIO ?

Ir para baixo 
AutorMensagem
TIMO
Admin
TIMO


Mensagens : 35
Data de inscrição : 29/01/2009
Idade : 48

Quer montar seu HOME- STUDIO ? Empty
MensagemAssunto: Quer montar seu HOME- STUDIO ?   Quer montar seu HOME- STUDIO ? EmptyDom Mar 15, 2009 9:52 am

Olá ! Você está pensando em adentrar ao mundo do áudio. Parabéns fez uma ótima escolha, porém saiba que áudio não é algo que se aprende do dia para a noite. Áudio é algo que se aprende com muita teoria e prática. Mesmo quando muito se sabe, ainda falta uma grande quantidade de conhecimento a se adquirir.

Pronto, você vai montar seu home-studio? O que fazer ? Primeiro pense e pesquise o que é necessário para se montar um. Comecei a montar o meu com 12 anos e ainda falta muitos equipamentos que adoraria ter. Recomendaria, em primeiro lugar, um computador com um bom processador (TEM que ser bom e potente, senão trava demais!), 1 Giga de RAM e no mínimo 120 GB de HD. Pronto, agora vamos continuar, PLACA DE SOM: Escolha uma que se adeque às suas necessidades. Pense consigo: vou querer gravar apenas minhas produções ou vou gravar também produções de amigos e outras bandas? Vou querer gravar tudo em dois canais ou vou querer algo mais profissional para poder gravar uma bateria acústica, ou um ensaio ao vivo? Há uma enorme variedade!!!! É uma loucura ! A chance de se arrepender após a compra é grande se você não tiver pesquisado com muita cautela e paciência. Placas com duas entradas, com oito entradas, entradas balanceadas, entradas não balanceadas, com ou sem phantom power, P-10 ou RCA, em rack , apenas PCI ou com break-out box, com ou sem adat ????

Obs: Comprou sua placa? Antes de encostar nela descarregue sua energia estática. Ela pode danificar permanentemente os componentes de sua placa. Lave as mãos e encoste numa superficie de ferro por alguns segundos.

Sim, é de enlouquecer ! MAs pesquisando achará a sua ! Compre na medida certa, sem exagero, MAS SEMPRE PENSE A MÈDIO-LONGO PRAZO. Você poderá se empolgar e querer dedicar mais tempo au áudio e fazer mais coisas que sua aquisição não lhe permitirá. Pense em up-grades, expansões.

Mesas de som.Sim, tenha uma mesa de som ! Com ela você terá total controle sobre o áudio. Mesas ótimas para home-studios são as de até 16 canais , que possuem 8 Direct Out, com INSERTS em todos os canais, com dois ou 4 subgrupos, com filtro passa-alta, phantom power, e bons pré-amps. Entrada com XLR balanceado e P-10 TRS. Quando pensar em mesa, não esqueça tais quesitos.

Microfones: Existem dois principais tipos, os dois tipos mais usados: o de CONDENSADOR e o DINÂMICO. Para gravar vozes, instrumentos acústicos,baixo, chimbal e over de bateria, não há conversa. Use microfones de condensador, pois são sensíveis e captam, senão tudo, quase tudo. Para microfonar bateria (caixa, tons), guitarra e outros, pode-se usar o dinâmico, ainda mais porque os microfones a condensador tem um limite de pressão que seus diafragmas podem suportar, é o indicado no manual , seguido das letras S.P.L. (Sound Pressure Level). Os dinâmicos suportam mais essa pressão. Verifique sempre a resposta de frequência. Não adianta tentar gravar um bumbo de bateria com um microfone que não responde abaixo de 100Hz. Nem adianta tentar dar ganho com equalizador. Simplesmente NÃO DÁ. Use sempre o microfone certo para a finalidade ao qual foi designado e desenhado. Microfonação é uma arte, não basta colocar o microfone na frente e gravar.

Pop filter e aranha: use os pop filter para eliminar, ou melhor, reduzir a sibilância e os pop´s produzidos pelas letras " P " , " T ", " B ", " D " .... As aranhas (spider) ajudam a eliminar interferências de ruídos de cabos e pedestais. Não ruídos elétricos, mas de choques mecânicos, como um esbarrão no pedestal.

Cabos: Não economize! Não precisa comprar cabos caros, mas não compre qualquer um achando que cabo é tudo igual , pois não é. Os melhores são banhados a ouro. Nem precisa comprar cabos com fios de prata. Pode lhe dar status, mas lhe dará um rombo no bolso. Fios de cobre possuem ótima condutividade e pouca resistência. Excelente para suas necessidades.

Monitores de referência. Monitores ativos de referência (near filed) são os melhores amigos do ouvido do produtor. Sem eles você não saberá o que realmente está acontecendo com o som. Uma resposta FLAT é o que todos buscam. Nenhum monitor é perfeito, há sempre alguma desvantagem no meio de tantas vantagens. Para usá-los visualize um triânculo equilátero. Duas das pontas são os falantes , a outra é você. As distâncias são iguais , de um metro entre os monitores e sua pessoa e entre eles.

Compressor. Meu equipamento preferido. O que ele faz? Comprime! Errado! Ele reduz a dinâmica das partes mais intensas , para que partes menos intensas não fiquem com pouco volume. Ele homogeneiza o áudio para dar um ganho maior no TODO, Imagine um vocal que seja suave, mas tenha um grito no meio. Se você gravar sem compressão, primeiro que provavelmente esse grito terá distorcido o sinal e você precisará pedir ao vocalista que refaça essa parte. Mesmo assim, depois você tentará usar envelopes de volume para aumentar a parte suave e reduzir o intenso grito. Pare já ! Esse é o papel do compressor. Você cria um limiar e ele reduz a dinâmica da intensidade que ultrapassar tal fronteira. Com um compressor você gravará esse vocal de umavez só. Compressores possuem a função LIMITER que proteje os falantes das caixas de P.A. entre outras funções. Ele LIMITA o som até um limiar. Além dele o áudio não passa. Compressores bons possuem a função SIDE-CHAIN e Ducking !

Patch Bay. Quem usa um nunca mais fica sem. Com eles vc interliga todos os seus aparelhos . Chega de ficar no chão , atrás do rack de periféricos mudando os fios de lugar. Com um patch bay , vc interliga o que quiser. Os bons possuem conectores balanceados.

Filtro de linha, não aqueles baratinhos, mas um FURMAN!!!! Com 8 tomadas ! Isso sim é que é filtro. Experimente ter aparelhos eletrônicos e sofrer uma descarga elétrica ! Eles queimam....e você chora!

Direct Inject Box , ou melhor , Direct Box. Um excelente amigos dos instrumentos passivos , de alta impedância. O D.I. casa as impedâncias, assim você poderá usar um sinal sem perdas e com boa chegada. Não precisará girar completamente o botão de ganho da mesa. Sim, ele faz uma enorme diferença. É barato. Tenha um pelo menos.

Teclado controlador MIDI: Realmente hoje , MIDI é uma forma excelente de usufruir de milhares timbres virtuais (VST), softwares de sequenciamento (Reason), softwares de partitura musical (Encore, Finale, Sibelius). Uma ótima escolha são aqueles de duas oitavas. São bons , baratos e cheios de firulas. Se quiser , há excelentes opções com mais oitavas, chegando ao de 88 teclas.

Conserve muito bem seus instrumentos. Cordas novas, limpeza após uso, manutenção periódica, ligação correta dos cabos .... Qão melhor forem cuidados melhor conservados estarão para qdo deles precisar. Nunca grave com instrumentos desafinados. Utilize um afinador eletrônico. Aproveite para se acostumar com a idéia de gravar com METRÔNOMO . Assim, todos da banda seguirão a mesma pulsação.

Gravação, produção, arranjo, composição requerem muita dedicação e disciplina. Muito estudo e transpiração.

Há excelentes leituras por aí : Bill Gibson , Miguel Ratton, Sólon Du Valle , Homero Sette, David Gibson, Luciano Alves

Em primeiro lugar , GOSTE DO QUE FAZ ! Segundo , procure um meio, um caminho para estar sempre em DESENVOLVIMENTO, CRESCIMENTO. Sempre escute os mais experiêntes, mas não há necessidade de imitá-los. Adquira SUA PERSONALIDADE.

Mãos à obra !!!!

Paulo Golin ( YAKULTBOY - Golin Home Audio)
Ir para o topo Ir para baixo
https://pgmtimo.forumeiros.com
 
Quer montar seu HOME- STUDIO ?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» COMO MONTAR UM HOME STUDIO
» Montando HOME STUDIO
» Montar uma rádio on-line

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio e CIA :: Sua primeira categoria :: Sonoplastas, Operadores De Áudio, DJ's, Locutores, etc...-
Ir para: